Você está lendo em todo canto que o xadrez está na moda, o vichy, o tartan, o príncipe de gales….mas opa! é tudo xadrez! Sim, todas em sua essência possuem um desenho quadriculado formado por duas linhas verticais cortadas por duas linhas horizontais. Na verdade o xadrez sempre esteve aí, e já foi símbolo de diferentes Estilos como o Punk, o Grunge e até o romântico.
Existem diferenças no padrão destes quadriculados, formando desenhos diferentes com nomes diferentes. Curiosos?
Tartan. Significado: “tecido de lã leve”. Hoje em dia aparece em outros tecidos.
Consiste em quadriculados feitos de linhas e cores diferentes formando padrões que simbolizavam os variados clãs escoceses, cada um era conhecido por um xadrez diferente.
Príncipe de Gales. Surgiu na escócia, mas foi o Príncipe de Gales, Edward VII que o tornou conhecido e, por esta razão, leva seu nome. caracteriza-se por ser Xadrez com riscos irregulares feito originalmente com lã, encontrado hoje em dia em variados tecidos. O grande truque de styling do momento é combinar uma peça nesta estampa em visual mais esportivo, criando um mix inesperado e criativo.
Madras. Surgiu na Índia, na cidade de mesmo nome, super colorido. A gente vê tanto esta padrão nas camisas sociais masculinas, não?!
Pied – de – poule e Pied – de – Coq. Este é quase uma pegadinha, não é verdade? Nomes parecidos e padrões inspirados no xadrez também bem parecidos, a diferença fica por conta do tamanho. Pied- de poule em francês significa pé de galinha, e tem o desenho menor. Já Pied-de-Coq, pé de galo tem o desenho maior. Eram usados pelos homens franceses nas estações mais frias (outono e inverno), mas Coco Chanel trouxe a padronagem para o armário das mulheres.
Por fim, o Vichy, que falamos recentemente, leva o nome de uma cidade francesa. São os quadriculados pequenos e médios numa mistura de branco com outra cor, quase sempre preto, vermelho ou azul. Brigitte Bardot usou um modelo com esta estampa em seu casamento nos anos 50 e imortalizou o desenho. Romântico, não?